SOBRE
Destaque
A gênese do nome Empata Viagem é resultado do costume de paradas dos tropeiros para descanso na localidade correspondente a rota comercial que ligava o porto de Tremembé à Salvador, em que os tropeiros paravam para o ócio e para beber cachaça, ficando assim denominado por “empata a viagem” a qual tinha continuidade apenas no dia seguinte.
A comunidade do Empata Viagem nos proporciona, através do seu modo de vida, aspectos relevantes que nos fazem compreender toda a dinâmica que norteia as ideologias para a reparação por todo tipo de violência sofrida pelos negros escravizados em nosso país.
O blog Museoteca de Remanescente Quilombola do Empata Viagem possibilitará ao visitante, mergulhar numa experiência pautada a partir da memória, dos seus costumes, seus valores, dos saberes e fazeres, que fomentam a construção de sua identidade, assim como conhecer uma cultura de resistência, afirmação e consciência de pertencimento.
Visitá-lo é conhecer a sua história, a partir do modo de vida dessa comunidade remanescente que vem se desenvolvendo por meio da educação e das políticas públicas.